sábado, 2 de fevereiro de 2013

Depurando aplicação android no seu dispositivo

Olá Amigos,
Hoje estarei falando um pouco sobre como depurar sua aplicação Android em seu smartphone ou Tablet. Um ótimo recurso para saber como está o desempenho de sua aplicação fora dos emuladores Android.

Como sempre iremos utilizar  a IDE Eclipse com o plugin ADT para depurarmos nossas aplicações.

Primeiramente devemos conectar nosso Smartphones ou Tablet que iremos depurar nossa aplicação. No meu caso irei utilizar Samsung Galaxy Y para a depuração.

Certifique-se que seu computar esteja devidamente conectado ao seu smartphone. Se você estiver no ambiente Windows, terá que instalar os drivers de conexão com o computador disponibilizados pelo fabricante do seu dispositivo. No meu caso estou testando no Ubuntu 10.4, ele já reconheceu o meu smartphone.

Antes de conectar seu dispositivo com o computador, abra o terminal(No caso do Windows abra o Prompt de Comando) e digite o seguinte comando:

> adb devices



O comando serve para listarmos os dispositivos Android ativos no nosso computador. Agora vou conectar o meu Smartphone via cabo USB ao meu computador. Digitando novamente o comando acima:

Neste momento apareceu meu dispositivo. No caso ele está com esses caracteres, pois como estou no meu Linux, as permissões estão ativas. Mas o nosso dispositivo está conectado








Agora abra o Eclipse e vamos executar uma aplicação Android.

Clique com o botão direito em cima da sua aplicação execute Run As >> Run Android Application. Neste momento irá aparecer o dispositivo em qual queremos depurar.





Note que apareceu meu Smartphone para a depuração. Agora selecione e ele irá executar a aplicação no seu dispositivo.

Bem galera esse é um procedimento bem simples e bastante valioso para você testar sua aplicação em vários dispositivos reais antes de liberar no Google Play

Abraços



Nenhum comentário:

Postar um comentário