terça-feira, 18 de setembro de 2012

Mais confortáveis, novos fones da Apple melhoram qualidade do som

Após três anos de pesquisa, a Apple lançou na última quarta-feira (12) novos fones de ouvidos “diferentes de quaisquer outros vistos antes”, conforme disse o executivo Greg Joswiak no evento de lançamento da companhia. “Fazer um fone para caber nos ouvidos de todo mundo seria como fazer um par de sapatos para caber nos pés de todos. Mas é exatamente isso que tentamos fazer com os novos EarPods”, disse Jonathan Ive, responsável pelo design da Apple, em vídeo de apresentação dos fones.

Novos EarPods têm cinco saídas de ar que melhoram a qualidade do som (Foto: Laura Brentano/G1)


O G1 testou os EarPods, que começarão a ser vendidos junto dos novos modelos de iPods e iPhone. De forma avulsa, os fones já podem ser encomendados no site da Apple dos EUA. Eles custam US$ 30, o mesmo valor dos antigos fones, chamados Earbuds.
O G1 procurou pelos novos fones em quatro lojas da Apple nos EUA, que informaram que os EarPods ainda não estavam disponíveis para venda. No Brasil, a Apple ainda não revelou quando os EarPods chegam. O modelo anterior é vendido no país por R$ 100.

Os EarPods têm um design diferente para se encaixar melhor nos ouvidos do usuário e aumentar a qualidade do som. “Todo o design é focado para oferecer conforto e um som incrível”, disse Ive. Para chegar ao modelo, a companhia realizou uma pesquisa em que digitalizou tridimensionalmente orelhas de 600 usuários.
A Apple ainda fez um controle maior e mais fácil de ser usado nos EarPods  (Foto: Laura Brentano/G1)

Durante três anos, a Apple pediu aos usuários que testassem 124 diferentes protótipos do EarPods em todos os tipos de condições. “Os participantes correram em esteiras em calor e frio extremos, realizaram vários tipos de exercícios e ainda sacudiram a cabeça de um lado para o outro, de cima para baixo”. Conforme a companhia, os EarPods proporcionam maior proteção contra suor e água e são “notavelmente estáveis no ouvido”.

Os fones preenchem todo o ouvido do usuário, diferente do anterior, que tem um encaixe mais superficial. Os EarPods também se acomodam de forma tão confortável e segura no ouvido que é possível escutar músicas em um volume mais baixo, já que o som chega ao canal auditivo mais diretamente.

Usar os EarPods por uma hora não gera nenhum incômodo nos ouvidos. Os novos fones têm um encaixe mais macio, diferente do modelo anterior, que começa a incomodar alguns usuários depois de um tempo de uso. A forma arredondada dos antigos Earbuds também fazia com que os fones caíssem facilmente da orelha enquanto o usuário corria, por exemplo.

Os novos EarPods preenchem todo o ouvido do usuário (Foto: Laura Brentano/G1)


O novo design permite ainda um nível confortável de isolamento. Os EarPods não anulam completamente os ruídos de fundo, mas conseguem bloquear grande parte do som ambiente. Ao comparar os novos fones com os Earbuds, se percebe que, para isolar os ruídos, o modelo antigo precisa de um volume de som maior.

Porém, o principal destaque dos EarPods é a melhora na qualidade do som, que é muito perceptível na comparação com os fones antigos. Os instrumentos musicais ficam mais claros, assim como as músicas com batidas. Os sons mais graves também ficaram melhores e mais profundos. Conforme a Apple, durante os anos de desenvolvimento dos EarPods, os engenheiros se focaram em melhorar a qualidade do som e estabeleceram como alvo "uma pessoa sentada em uma sala ouvindo alto-falantes de alta qualidade".
Forma arredondada do modelo Earbuds fazia com que os fones caíssem facilmente da orelha (Foto: Laura Brentano/G1) 
 
 
 Os EarPods têm cinco saídas de ar. A principal delas, onde estão os alto-falantes, direciona o som direto ao canal auditivo do usuário. “Para aperfeiçoar a acústica, criamos uma série de saídas, cada uma com uma finalidade própria", explica Ive. “A saída na parte traseira sintoniza as frequências médias e proporciona uma experiência de audição consistente de uma pessoa para outra. Para proporcionar um som rico e poderoso, construímos saídas na parte debaixo que funcionam em sintonia com o alto-falante”, completou Ive. Conforme a Apple, as saídas permitem que o ar entre e saia enquanto os alto-falantes trabalham.

No evento de lançamento, o executivo Greg Joswiak revelou que a Apple já vendeu mais de 600 milhões de fones de ouvidos, o que representa 1,2 bilhões de pequenos alto-falantes. “Não sei se as pessoas se dão conta que a Apple é um dos grandes fornecedores de alto-falantes no mundo”, disse Joswiak. "O som é muito importante para a forma com que você experimenta um produto da Apple", afirmou Ive no vídeo. "Então, nós queríamos fazer um fone de ouvido que fosse absolutamente o melhor que se poderia ser”, acrescentou.

Um comentário: