O aparelho compatível com redes de banda larga móvel de quarta geração (4G) pela tecnologia LTE, além das redes 3G e 2G, é baseado no processador de quatro núcleos Snapdragon S4 Pro, da Qualcomm e roda no sistema operacional Android 4.0.
A tela retina de 4,7 polegadas (11,9 centímetros na diagonal) com resolução de 1280 x 768 pixels inclui a função “cross-tasking”, que permite ao usuário visualizar duas tarefas, simultaneamente. O recurso “dual play” exibe conteúdos na TV, com um conector sem fio, enquanto o usuário realiza outra tarefa no smartphone. Já o “live zooming” permite ampliar a imagem até cinco vezes durante a reprodução de um vídeo.
A câmera principal tem resolução de 13 megapixels (MP) e conta com cinco lentes, assim como no iPhone, enquanto a frontal oferece 1,3 MP de resolução. A capacidade de armazenamento é de 32 gigabytes (GB) e a memória de 2GB.
Outra novidade chamada “link de aplicações” permite ao usuário
configurar aplicativos como previsão do tempo, calendário e e-mails para
serem abertos assim que o despertador for desativado, para se conectar
rapidamente ao acordar.
Com o novo chip e pesquisas de sua divisão química, a LG Chem, a
fabricante procurou reduzir o consumo de energia do aparelho, elevando o
tempo de duração em até 20%, dependendo do uso. Com uso de serviços de
voz, o smartphone dura até 15 horas.A novidade chega às lojas da Coreia do Sul no final de setembro e nos países que oferecem banda larga 4G, como Japão e Estados Unidos, em outubro. O preço sugerido para o mercado sul-coreano é de 1 milhão de wons (R$ 1.796) sem o subsídio das operadoras. Ainda não há previsão de lançamento do aparelho no Brasil já que as redes 4G começam a ser implantadas em algumas cidades a partir de abril de 2013.
Segundo a LG, o aparelho busca agradar a jovens de alto poder aquisitivo que buscam smartphones com hardware avançado, design atrativo e experiências mais práticas. O que a empresa chamou de “Estilo G” parece se conectar com o “Gangnam Style”, referência ao bairro “fashion” de Seul que se tornou hit mundial na canção do músico sul-coreano Psy.
“Nosso objetivo é ter o melhor hardware e oferecer a melhor experiência
de consumo. O Optimus G tem potencial de concorrência mundial” disse o
presidente e CEO da LG Electronics Mobile Communications, Jong-seok
Park, durante o anúncio na manhã desta terça-feira. A principal fonte de
receita da LG Electronics vem da divisão Home Entertainment, que inclui
televisores e eletroeletrônicos e gerou 44% das vendas da empresa em
2011. A operação de celulares e smartphones representou 22% da receita
da companhia no ano passado.
O executivo que comanda a divisão de celulares da LG procurou evitar
afirmações sobre os objetivos de vendas e participação de mercado da
empresa com o novo smartphone. “Temos um objetivo, mas isso não
significa em que posição queremos estar no ranking. A ideia é ampliar
nossa participação de mercado e atender as necessidades do clientes.
Certamente o Optimus G vai permitir à LG acelerar suas vendas e alcançar
esse objetivo”, afirmou Park ao G1, durante o anúncio.
Dados da consultoria IDC mostram que a LG está fora do ranking dos
cinco maiores vendedores de smartphones do mundo. A concorrente
sul-coreana Samsung lidera o segmento com 32,6% de participação, ou 50,2
milhões de unidades vendidas globalmente, no segundo trimestre deste
ano. Em segundo lugar está a Apple, om 26% do mercado, seguida pelas
fabricantes Nokia (10,2%), HTC (8,8%) e ZTE (8%).
Considerando todos os modelos de celulares, a LG ficou na quinta
posição entre os principais fornecedores mundiais com 3,2% de
participação no segundo trimestre deste ano, reduzindo sua presença pela
metade em relação ao mesmo período do ano passado, quando contava com
6.2% do mercado. A líder Samsung foi responsável por 24% das vendas
mundiais de celulares no segundo trimestre. Na sequência estão as
empresas Nokia, Apple e ZTE.
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