quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Apple processa Samsung por suposto monopólio

A Apple processou a Samsung perante as autoridades antimonopólio da Coreia do Sul por suposto abuso de posição dominante no mercado, informou nesta quinta-feira (6) a agência “Yonhap”.

A Apple apresentou uma queixa na Comissão de Comércio Justo (FTC, na sigla em inglês), o organismo antimonopólio sul-coreano, na qual afirma que a Samsung abusa de sua posição no país asiático na área de tecnologia de terceira geração (3G), detalhou a “Yonhap”, sem identificar sua fonte.

O movimento acontece no meio da batalha legal que ambas mantêm em vários países, onde apresentaram processos nos quais se acusam de violar patentes no mercado dos smartphones. Conforme a agência, a FTC deve examinar a queixa da Apple por meio da comparação das fatias de mercado das duas empresas e a influência da tecnologia 3G, além de levar em conta as explicações da Samsung. Um porta-voz da fabricante sul-coreana se limitou a assinalar que a Samsung foi informada do movimento da Apple, mas não fez comentários oficiais.

A ação perante o órgão antimonopólio registra o movimento da Apple de processar a Samsung, principal fabricante mundial de celulares, por abuso de posição dominante no mercado em relação a patentes sem fios. Em janeiro, a Comissão Europeia anunciou que havia iniciado uma investigação formal para determinar se o grupo sul-coreano tinha utilizado suas patentes sem fios como uma ferramenta para frear a concorrência.

No último dia 24 de agosto, a Samsung sofreu seu revés mais sério na batalha legal contra a Apple depois que um tribunal de San José, na Califórnia, decidiu que ela tinha violado seis patentes de design e tecnologia da companhia americana e foi condenada a pagar US$ 1 bilhão.

Além disso, em dezembro, a Justiça dos EUA avaliará o pedido apresentado pela Apple para proibir a venda no país de vários aparelhos da Samsung que infringem patentes, inclusive o modelo mais recente, Galaxy S III.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário