quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Nokia e Microsoft apresentam smartphones com Windows Phone 8

A Nokia e a Microsoft apresentaram nesta quarta-feira (5), durante evento em Nova York, smartphones equipados com a nova versão do sistema operacional móvel Windows Phone 8.

O primeiro aparelho, chamado Lumia 920, conta com câmera de 8 megapixels (MP) Pure View com lente Carl Zeiss e tem tela sensível ao toque de 4,5 polegadas com tecnologia Pure Motion HD+.
O modelo mais simples, chamado Lumia 820, tem tela AMOLED de 4,3 polegadas. Os dois smartphones rodam o processador de dois núcleos S4, da Qualcomm, e vêm com carregador de bateria sem fio. As companhias não revelaram quando os aparelhos chegarão ao mercado.
“Substituímos as câmeras por telefones para tirar fotos. Mas, quando usamos vídeo, não conseguimos controlar a luz com os celulares. Também não temos tempo de mexer nas configurações para capturar um bom momento. Isso deixa as fotos borradas. Com a tecnologia Pure Motion HD+, captura-se dez vezes mais luz do que os concorrentes, criando imagens melhores. O vídeo também tem um estabilizador que não deixa as imagens tremidas”, disse Jo Harlow, vice-presidente da Nokia, durante a apresentação.

O Lumia 920, com 32 gigabytes (GB) de armazenamento, ainda conta com mapas off-line, que poderão avisar o usuário, com base no trânsito, o horário que ele deve sair de casa para chegar ao compromisso no horário. Conforme a companhia, o mesmo vale para o transporte público.
Jo Harlow, vice-presidente da Nokia, mostra o novo Lumia 920 (Foto: Brendan McDermid/Reuters)Jo Harlow, vice-presidente da Nokia, mostra o novo Lumia 920 (Foto: Brendan McDermid/Reuters)
Outro recurso do Lumia 920 é o Nokia City Lens: ao apontar a câmera para a rua, ele mostra o que tem no local, como restaurantes, bares e lojas. Ao tocar o ícone que aparece na tela por meio de realidade aumentada, são apresentadas mais informações. O recurso também mostra o trajeto que o usuário deve fazer para chegar ao destino.
A bateria do Lumia 920 é a maior já colocada dentro de um aparelho da Nokia. Com o chip S4 e o sistema Windows Phone 8, ela tem duração de um dia inteiro e é 40% mais eficiente que as usadas em dispositivos com outros chips de quatro núcleos, conforme a companhia.
Steve Ballmer, CEO da Microsoft, e Stephen Elop, da Nokia, mostram os novos celulares com Windows Phone 8 (Foto: Brendan McDermid/Reuters)
A tela sensível ao toque dos dois aparelhos pode ser usada com luvas ou até mesmo ser tocada pelas unhas, com uma tecnologia chamada "Super Sensitive Touch". Em países frios, usuários tinham que tirar as luvas – ou usar modelos especiais – para tocar nas telas sensíveis ao toque.
Conforme a Nokia, 7 milhões de celulares Lumia foram vendidos em 54 países até agora, 4 milhões apenas no último trimestre. A Microsoft e a Nokia esperam que os novos modelos Lumia se tornem uma arma poderosa na guerra cada vez mais acirrada do mercado de celulares. No início de 2011, as duas empresas anunciaram uma parceria para que a Nokia passasse a usar o sistema operacional da Microsoft em seus celulares.

Se os novos modelos não conquistarem os consumidores, o final pode estar próximo para a deficitária Nokia, o que representaria sério revés para as tentativas da Microsoft de reconquistar sua presença no mercado de telefonia móvel. “É preciso lançar mais aparelhos, e os recursos que eles oferecem precisam se destacar mais. Eles precisam de um aparelho que deslumbre", disse Hannu Rauhala, analista do Pohjola Bank, que reduziu sua classificação das ações da Nokia na terça-feira (4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário