O Facebook
propôs, na última sexta-feira (5), que seja pago US$ 10 para cada
usuário que foi colocado, sem permissão, no programa “Histórias
Patrocinadas” da rede social. Na ferramenta, os perfis dos usuários são
usados para promover marcas na rede social, desde que eles “curtam” a
marca.
O valor foi proposto pelo Facebook em um documento enviado à corte
americana. O acordo propõe o pagamento de um total de US$ 20 milhões,
que será dividido entre entidades envolvidas com o ativismo em questões
de privacidade, advogados da ação e os 125 milhões de usuários que
apareceram no “Histórias Patrocinadas” sem o consentimento.
De acordo com a revista “Wired”, o acordo será enviado ao juiz Richard
Seeborg, que deverá decidir se ele será aceito e como será feita a
divisão do dinheiro. Uma audiência com Seeborg está marcada para o
próximo 25 de outubro.
Não é a primeira vez que o Facebook faz uma proposta para o encerramento do caso. Segundo
a “Wired”, há dois meses a rede social havia oferecido US$ 10 milhões
para os advogados envolvidos no caso e US$ 10 milhões para organizações
ativistas e grupos de pesquisa sobre privacidade.
O novo documento também propõe que os usuários tenham o direito de
controlar a maneira com a qual a rede social usa seus rostos para
divulgar as marcas no programa "Histórias Patrocinadas".
A “Wired” lembra que a ação judicial foi iniciada em abril de 2011 e dizia que o Facebook
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