quinta-feira, 28 de junho de 2012

RIM registra imenso prejuízo e adia lançamento do Blackberry 10

A Research In Motion (RIM) registrou nesta quinta-feira (28) um prejuízo operacional mais acentuado do que o esperado, seu primeiro em oito anos, e adiou o lançamento da nova geração de smartphones BlackBerry até o início de 2013, num obstáculo potencialmente devastador para a empresa em dificuldades.
A RIM disse que seus BlackBerry 10 estão atrasados porque a integração de recursos e um grande volume de códigos na plataforma haviam "exigido mais tempo do que o esperado". Mais cedo, a empresa havia dito que lançará o novo produto no final de 2012.
"Nossa, que desastre", disse o diretor administrativo do Charter Equity Research, em San Francisco, Edward Snyder. A RIM está numa "espiral da morte do mercado de celulares", afirmou.
A RIM, que prometeu reduzir seus custos operacionais em US$ 1 bilhão neste ano, disse que planeja cortar 5 mil postos de emprego, ou cerca de 30% de sua força de trabalho, enquanto as remessas de smartphones BlackBerry caíram acentuadamente pelo segundo trimestre seguido.
Seu prejuízo líquido ajustado foi de US$ 192 milhões, ou US$ 0,37 por ação, nos três meses até 2 de junho. A receita recuou 33%, para US$ 2,8 bilhões.
A RIM havia alertado que registraria um prejuízo operacional, mas não havia fornecido detalhes.
Analistas, em média, previam um prejuízo de US$ 0,07 por ação, com receita de US$ 3,07 bilhões, de acordo com uma pesquisa informal da Reuters.
Há um ano, a RIM registrou lucro líquido de US$ 695 milhões, ou US$ 1,33 por ação, com vendas de US$ 4,91 bilhões.
"Do ponto de vista numérico, é dificil imaginar um cenário pior, e ele só vai se deteriorar a partir de agora", disse Snyder.
A RIM entregou 7,8 milhões de BlackBerrys no período, ante mais de 14 milhões há dois trimestres. Foi o primeiro trimestre com entregas de menos de 10 milhões de aparelhos desde 2009.
A ação da RIM, que acumularam perda de cerca de 70% no ano passado, foi interrompida pouco após o fechamento dos mercados.
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