quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Samsung diz que não considera comprar a fabricante do BlackBerry

A Samsung disse nesta quinta-feira (9) que não considera comprar a Research In Motion ou licenciar o novo sistema operacional da fabricante do BlackBerry.

A falta de apoio de parceiros potenciais, como a Samsung, poderia significar mais problemas para a RIM, que busca transformar seus negócios. As ações da RIM subiram mais de 5% na quarta-feira (8) depois que um analista influente disse que a companhia poderia licenciar o sistema BlackBerry 10 para a Samsung.

"A RIM já perdeu sua iniciativa no mercado de smartphones e o que resta não parece muito atraente para a preferência da Samsung", disse Lee Sei-cheol, analista da Meritz Securities. "Se eles tiverem um tanque profundo de patentes, isso poderia ser mais atraente para potenciais compradores”.

A Samsung é o maior vendedor de smartphones equipados com o sistema operacional Android, do Google, mas a companhia sul-coreana também fabrica celulares com o Windows, da Microsoft, e com seu software próprio, o Bada.

A estratégia da Samsung de fazer celulares com múltiplas plataformas levantou especulações de que a companhia também poderia licenciar o sistema do BlackBerry para aumentar sua vantagem sobre rivais como Apple e se diversificar do Google, que comprou a fabricante de dispositivos móveis Motorola Mobility.

A RIM planeja usar seu novo sistema operacional, conhecido como BB10, em uma nova linha de BlackBerrys esperada para o próximo ano. Os novos celulares são a última esperança da RIM de inverter seu declínio constante em participação de mercado. As ações da companhia caíram mais de 80% desde o início de 2011, quando a Apple e outros fabricantes de smartphones começaram a ampliar sua vantagem no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário