terça-feira, 3 de julho de 2012

Americanos gastaram US$ 3,4 bilhões em games no 1º tri de 2012

Os gamers norte-americanos gastaram US$ 3,4 bilhões em jogos, acessórios e consoles de videogame no primeiro trimestre de 2012, uma queda de mais de 42% em comparação com o mesmo período de 2011. De acordo com a empresa de análise de mercado NPD, nos primeiros três meses do ano passado, os americanos gastaram US$ 5,9 bilhões em videogames.
A pesquisa divulgada pelo NPD na segunda-feira (2) afirma que apenas em games para consoles e PC foram gastos US$ 1,5 bilhão no período. De acordo com a analista da empresa Anita Fraizer, enquanto a venda de jogos (novos e usados) em lojas físicas caiu cerca de 5%, a venda de games no formato digital cresceu 10% quando comparados dados do primeiro trimestre de 2011. Locação e compra de games usados alcançaram US$ 525 milhões segundo o NPD.
"Enquanto o crescimento das vendas de jogos no formato digital ainda não impacta diretamente na queda das vendas de games em caixa, nas lojas, esta é uma tendência que está mudando o mercado claramente, conforme aponta a pesquisa", disse a analista.
Electronic Arts quer ser totalmente digital
A produtora de "Fifa 13", "Need for Speed", "Battlefield" entre muitos outros games não quer mais vender seus jogos nas lojas no futuro. Em entrevista ao site "GamesIndustry", Frank Gibeau, presidente da EA Labels, afirmou que não irá levar muito tempo para que a companhia tenha todos os seus títulos exclusivamente no formato digital.
"Será no futuro próximo. As lojas físicas são um ótimo canal para vendas mas, ao mesmo tempo, o mais importante é a conexão que temos com o jogador. Se ele quiser comprar o game por meio de um download e essa for a melhor forma de ele comprar o jogo, é o que iremos fazer", disse.
Ele concluiu dizendo que a venda de games completos por download "dá uma fatia maior de faturamento para a EA" enquanto "permite oferecer um serviço personalizado ao consumidor". "Em algum ponto do futuro, vamos ser uma empresa totalmente digital".

Nenhum comentário:

Postar um comentário