segunda-feira, 2 de julho de 2012

Apple paga US$ 60 milhões para usar o nome iPad na China

A Apple aceitou pagar US$ 60 milhões para acabar com uma disputa e ter o direito de usar o nome iPad na China, anunciou um tribunal chinês, o que encerra um conflito jurídico de vários anos da empresa americana em um de seus principais mercados.
A empresa Proview Technology, que até 2009 havia comercializado um computador com o nome “IPAD”, denunciou a Apple em vários tribunais chineses com a alegação de que tinha os direitos para usar a marca na China.
O processo prejudicou as vendas e retardou o lançamento do novo iPad no país asiático. Antes da chegada do aparelho, a Proview solicitou às autoridades chinesas em diversas cidades a proibição da comercialização do iPad por revendedores.
Depois de um acordo obtido em 25 de junho entre as duas empresas, a Apple pagou US$ 60 milhões e na semana passada solicitou ao tribunal da cidade de Shenzhen (sul da China) que aplicasse a decisão.

Nesta segunda-feira (2), o tribunal de Shenzhen enviou à agência chinesa da indústria e comércio a decisão de transferência da marca IPAD à Apple, o que significa que a Proview Technology não terá mais o direito de utilizar o nome.
O acordo permitirá que a Apple continue vendendo seu tablet em um dos mais importantes mercados mundiais, segundo analistas. "O acordo é excelente notícia para a Apple. Permite que levem adiante seus negócios, deixando para trás as distrações. O novo iPad está tão atrasado no mercado da China que, se a demora se prolongar, a Apple pode sofrer novas perdas", disse Teck-Zhung Wong, analista da IDC em Pequim.

Histórico
A Apple e a Proview Technology, subsidiária da Proview International Holdings, empresa cotada na bolsa de Hong Kong, estavam negociando um acordo desde que o tribunal conduziu uma audiência inicial em fevereiro, depois que a Apple recorreu de uma decisão adversa de uma instância inferior.
A Apple anunciou que adquiriu junto à Proview o direito à marca iPad em diversos países. A companhia chinesa, que no passado fabricava monitores, argumentou que a empresa norte-americano só havia negociado com uma de suas subsidiárias.
Um tribunal chinês decidiu que a Proview Technology detinha a marca iPad na China. A Proview, que registrou a marca em 2001, tentou abrir processo contra a Apple com relação ao caso nos Estados Unidos, em maio, mas sua queixa foi rejeitada.
O iPad domina o mercado chinês de tablets, com participação de mais de 70%, mas o Lepad, da Lenovo, e o Galaxy Tab, da Samsung, vêm ganhando espaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário